Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CID 11

Uma nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) será apresentada aos estados membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) em maio deste ano, durante a Assembleia Mundial da Saúde. A previsão é de que a CID-11 entre em vigor no dia 1.º de janeiro de 2022.

A versão a ser apresentada será uma pré-visualização que permitirá aos países planejar seu uso, preparar traduções e treinar profissionais da saúde. Essa notícia consta no site da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Ainda de acordo com o site, há mais de uma década em desenvolvimento, a CID-11 fornecerá melhorias significativas em relação às versões anteriores, e, pela primeira vez, será disponibilizada eletronicamente, em um formato que facilitará o seu uso.

A equipe da CID, na sede da OMS, recebeu mais de 10 mil propostas de revisão, com um grande envolvimento de profissionais da saúde, que se juntaram em reuniões colaborativas e submeteram propostas à equipe.

Consta no site da Opas que “a 11ª versão da CID conta com novos capítulos, sendo um deles sobre medicina tradicional, pois embora milhões de pessoas utilizem a medicina tradicional em todo o mundo, ela nunca havia sido classificada nesse sistema.

Outro novo capítulo aborda a saúde sexual, em que reúne condições que antes eram categorizadas de outras formas (por exemplo, a incongruência de gênero estava incluída em condições de saúde mental) ou descritas de maneiras diferentes. O transtorno dos jogos eletrônicos também foi adicionado à seção de transtornos que podem causar adicção.

"Um dos mais importantes princípios desta revisão foi simplificar a estrutura de codificação e ferramentas eletrônicas. Isso permitirá que os profissionais de saúde registrem as condições de forma mais fácil e completa", afirma em matéria no site da Opas, Robert Jakob, líder da equipe de classificação de terminologias e padrões da OMS.

Também consta no site a opinião da diretora-geral assistente da OMS para medições e medidas de saúde, Lubna Alansari: “a CID é um pilar da informação de saúde e a CID-11 fornecerá uma visão atualizada dos padrões de doença.”

Para ter acesso à pré-visualização original da CID-11 clique AQUI.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© CRMES 2013 - Rua Professora Emilia Franklin Mululo, n. 228 - Bento Ferreira - Vitória, ES - CEP 29.050-730
Telefones | Matriz: (27) 2122-0100 - Fax: (27) 2122-0117 • Colatina: (27) 3721-5310 • Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3522-7589 • São Mateus: (27) 3763-3989 • Linhares: (27) 3372-2993